segunda-feira, 5 de maio de 2014

Rosa Fragoso

De noite converso em silêncio com a minha avó paterna que me fala das rosas encarnadas que apregoava por Alfama há muitos anos atrás. Que me conta como, no intervalo da escola, o meu pai gostava de papos-secos com marmelada, que ia ganhando dos outros colegas em troca de umas tabuadas feitas em compasso de corrida antes da campainha antes de mais uma aula. Como o cabelo dele era encaracoladinho, assim como o meu.
O seu nome é Rosa Fragoso. Tenho-a sempre para mim. Não tive hipótese de a conhecer, mas de alguma forma sinto como se já tivéssemos sido apresentadas. Pelas poucas fotografias talvez. Lembro-me em pequena de a olhar com curiosidade e de me terem contado que era a minha avó paterna falecida há já muito tempo no dia de natal, havia o meu pai 3 meses de idade. Hoje sinto que a levo comigo numa medalhinha cor de latão invisível ao pescoço. Ainda que não tenha muita informação sobre a sua vida, sem que foi daquelas pessoas que se sentiu infeliz, mas também e essencialmente, feliz. Sei que viveu plena ainda que pouco.
Por vezes sinto o peso da responsabilidade dela nos meus ombros. De me realizar, para a realizar a ela. Por um intento maior. Por uma necessidade inexplicável de um amor que nunca tive hipótese de expressar. Sei que foi uma grande mulher, pobre, condigna, alegre e ingénua, mas não por isso menos forte. Destemida e meiga ao mesmo tempo. Eu queria realizar-te. Descobrir-me, para te deixar orgulhosa de mim. Às vezes sinto-me um pouco como tua filha também.

Sem comentários:

Enviar um comentário